Matecol - Construção e Agricultura

Santo Antônio de Jesus 75 3631-4044

São Miguel das Matas 75 3676-2106

Faça seu pedido pelo WhatsApp

75 3631-4044

DICAS DE
DECORAÇÃO

Vai reformar? Veja os tipos de pias ou cubas para equipar seu banheiro

31/05/2016

Vai reformar? Veja os tipos de pias ou cubas para equipar seu banheiro

As cubas e pias para equipar o banheiro ou o lavabo podem variar conforme o modelo (de embutir, de apoio ou de semiencaixe, por exemplo) e o material empregado. Diante de tantos produtos disponíveis no mercado, a escolha da peça ideal pode se tornar uma tarefa difícil. Para ajudar você na decisão pelo lavatório mais adequado, o UOL Casa e Decoração montou um guia com as características e vantagens de cada tipo de cuba e pia. Veja quais fatores devem ser levados em consideração na hora da compra.

Os Principais Tipos

Cuba de embutir

Adaptável a qualquer espaço, esse modelo fica um pouco escondido na decoração geral do banheiro, porém tem a vantagem de disponibilizar mais espaço na bancada. Caso decida por não ter um gabinete abaixo da cuba, o tampo deve ser acrescido de saia com 20 a 30 cm a fim de esconder o fundo da peça e o sifão. Para enriquecer a composição, use material nobre para compor a bancada e uma bela torneira.

Foto: Getty Images



Cuba de semiencaixe

Nesse tipo de cuba, a frente da peça fica afastada da bancada, suspensa, enquanto o restante do lavatório permanece embutido. Esse modelo é uma boa opção em situações onde não há muita profundidade para a bancada convencional. Em banheiros pequenos, a cuba de semiencaixe fica charmosa, sem tirar o conforto para o uso diário.

Foto: Getty Images


 

 

Cuba de apoio

Por estar apoiada sobre o tampo, essa cuba é esteticamente mais imponente quando comparada a outros modelos, mas por outro lado, diminui o espaço da bancada. Por isso, é um modelo muito usado em lavabos - ambientes onde não se costuma dispor sobre a bancada muitos itens, como os de higiene pessoal -, ou banheiros com bancadas generosas.

Foto: Getty Images


 

 

Cuba de sobrepor

Diferentes das cubas de apoio, as de sobrepor possibilitam mais espaço na bancada, porque apenas uma borda da peça fica visível, enquanto que o restante do lavatório é embutido. Dessa forma, esse modelo é indicado para banheiros de uso diário, ambientes que demandam itens mais funcionais do que estéticos.

Foto: Getty Images



Pia de coluna

Bastante tradicionais, as pias de coluna atualmente não são muito utilizadas. Apesar de ser um modelo antigo, permanecem como uma ótima alternativa para espaços compactos, pois dispensam gabinete e tampo. Atualmente, no mercado, há peças de coluna com design contemporâneo, mas são, de modo geral, mais caras do que outros modelos.

Foto: Getty Images


 

Cuba moldada ou esculpida

Tendência nos atuais projetos, a cuba moldada é aquela feita do mesmo material da bancada, o que proporciona uniformidade e leveza ao banheiro. Feita sob medida, com um desenho exclusivo para o ambiente onde será instalada, a cuba esculpida pode ser produzida em mármore, limestone ou mesmo porcelanato. Porém, esse tipo é mais custoso, porque o serviço necessita de mão de obra especializada.

Foto: Getty Images

 

Os materiais da "moda"

- O Silestone é uma pedra artificial, que contém em sua composição o quartzo. O material tem alta durabilidade e bom desempenho em superfícies molhadas. Por ser industrializado, permite várias possibilidades de cores.

- O Corian é um material acrílico-mineral sem emendas, não poroso, fácil de limpar e disponível em diversos tons. No entanto, a superfície não deve ser submetida a altas temperaturas e precisa de cuidados para se evitar riscos. Outra desvantagem do produto é seu custo elevado.

- O mármore, seja nacional ou importado, nunca sai de moda, tendo sempre seu espaço no mercado. A pedra é porosa, porém pode ser tratada, por exemplo, com produtos à base de silicone que a tornam impermeável.

- Outros materiais como o Limestone (pedra calcária) e o Marmoglass (produzido com pó de mármores e vidro) também são encontrados em diferentes matizes, mas são mais caros que as tradicionais cerâmicas, mármores e granitos.


Dicas de como escolher a cuba ou a pia

Conforto acima de tudo
- Dentro das limitações do espaço disponível, defina o tipo da cuba ou pia e sua posição a fim de priorizar o conforto de quem irá fazer uso do lavatório. Todas as cubas ou pias devem ser instaladas em uma altura padrão de 86 cm, podendo alcançar o máximo de 90 cm, dependendo da estatura dos moradores.

Material de boa qualidade
- Opte por um material durável e fácil de limpar. No caso de pedras, é importante que o tipo escolhido não apresente alta porosidade para evitar problemas futuros decorrentes da umidade excessiva, como a alteração cromática da superfície.

Decoração em harmonia
- Lembre-se que o banheiro faz parte da casa e sua decoração deve estar em harmonia com o restante dos cômodos. Por isso, vale definir bem o estilo adotado e usá-lo como diretriz para escolher o tipo de cuba ou pia a ser usada.

Fonte: http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/noticias/redacao/2014/10/09/conheca-os-tipos-de-cubas-e-pias-para-equipar-seu-banheiro.htm

PRINCIPAIS MARCAS

Agromax Amanco
Cobremack Deca
Eliane Elizabeth
Eternit Fame
Fibrasol Gerdau
Glasurit Lorenzetti
Maxiplast Maxiplast
Montes Claros Pial
Porto Bahia Weber Quartzolit
Simonassi Suvinil
Tecnogres

Doutores
da Matecol

Encontre aqui
pintores,
marceneiros,
pedreiros, etc.

acesse o guia